
Saiba tudo sobre o ultrassom transvaginal com preparo intestinal: O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é um exame muito solicitado por médicos ginecologistas. Certamente você já deve ter ouvido falar deste exame. Veja a seguir mais detalhes sobre o preparo intestinal e outras orientações para você que precisa realizar o exame transvaginal.
O principal objetivo do ultrassom transvaginal com preparo intestinal é detectar a presença da temida e dolorosa endometriose. Então, se você foi ao ginecologista e há suspeita de endometriose, certamente terá que ser submetida ao exame.
Mas, afinal qual a diferença entre o ultrassom transvaginal e o ultrassom transvaginal com preparo intestinal?
Primeiramente, este tipo de exame exige um profissional mais qualificado para a realização do procedimento. Isso porque, a endometriose é uma doença difícil de ser diagnosticada e para detectá-la, é preciso médicos bem treinados.
Em seguida, há a possibilidade de realizar o exame via transvaginal ou via abdominal. Com este protocolo de exame, é possível detectar outras lesões causadas pela endometriose, em lugares menos comuns, como a parede abdominal, diafragma, apêndice e região umbilical.
E por fim, por ser mais abrangente, o ultrassom transvaginal com preparo intestinal pode durar mais tempo que o ultrassom transvaginal comum. Um exame completo pode durar mais de 30 minutos. Entretanto, é o exame essencial para detectar e tratar a endometriose.
Ultrassom transvaginal com preparo intestinal: Orientações gerais
- A primeira orientação para quem tem suspeita de endometriose e o médico solicitou um ultrassom transvaginal com preparo intestinal é procurar uma clínica especializada (Clínica Dr. Fernando Guastella). E para a realização do exame, é preciso seguir às seguintes orientações:
- Usar ou levar roupas confortáveis e que favoreçam a exposição da área a ser examinada.
- Levar exames anteriores referentes à doença que pretende diagnosticar.
- Levar o pedido de exame solicitado pelo seu médico.
- O exame deve ser realizado, preferencialmente fora do período menstrual, exceto em casos de extrema urgência ou por recomendações médicas.
- A bexiga deve estar vazia ( não ingerir líquidos antes, preferencialmente).
- Em caso de realizar o ultrassom via abdominal no mesmo dia, depois do exame transvaginal, poderá ingerir líquidos para encher a bexiga.
Como fazer o preparo intestinal para realizar o exame?
Durante o dia que antecede o exame, é necessário manter uma dieta, deixando de ingerir alimentos com resíduos. Ou seja, durante a véspera do exame, você poderá ingerir os seguintes alimentos:
- Líquidos como: água, suco de frutas coado, café e chás.
- Bebidas isotônicas como Gatorade, água de coco, gelatina simples (sem pedaços de frutas).
- Bolacha água e sal, pão francês e suspiro.
- Macarrão alho e óleo ou com molho de tomate (sem carnes ou queijos), purê de batata e arroz branco.
- Você deverá evitar: Verduras cruas, saladas de folhas, quaisquer derivados de leite, pães integrais, frituras, frutas, feijão, milho, grão-de-bico ou qualquer outro grão ou semente.
- Além destas orientações, recomenda-se tomar 01 comprimido de laxante às 8 horas e outro às 14 horas. Caso o medicamento cause cólicas ou dores abdominais, é possível fazer uso de algum outro medicamento para cólicas, de acordo com a recomendação do seu médico.
- Depois de todo o preparo, é só realizar o exame normalmente e seguir as orientações do seu médico.