Decoração DIY nada mais é do que uma decoração manual, a famosa faça-você-mesma. Esse tipo de decoração tem ganhado adeptos em todo o mundo pelo simples fato de ser barata e proporcionar peças únicas – impossíveis de serem copiadas ou reproduzidas mais do que uma vez.
Como em todo o mundo, no Brasil não é diferente. A decoração DIY só cresce em terras tupiniquins e a cada dia novos sites e fanpages aparecem dando dicas de decorações que podem ser construídas.
Antes de começar a criar suas próprias peças, você vai precisar seguir algum padrão. Minha sugestão é se inspirar nas decorações que já existem. Por exemplo, na hora de decorar sua sala não saia criando móveis com cores e formas da sua cabeça – isso pode ser legal mas é importante direcionar a criatividade. Checar salas de estar decoradas e catálogos de loja é uma boa maneira de criar mapas mentais para seguir.
Confira a seguir 3 decorações DIY para serem feitas e colocadas na sala de estar.
1. Crie seu próprio abajur
Fazer um abajur com garrafa usada é fácil e rápido. Para montar o abajur são necessários poucos objetos: uma garrafa de vidro grande, 1,5m de fio com interruptor, soquete, lâmpada e durepox.
O único trabalho de fazer esse abajur é furar a garrafa. Recomenda-se recorrer a uma loja de vidros para isso. Feito o furo, basta passar o fio pela boca da garrafa retirando-o pelo furo, conectá-lo ao soquete e com o durepox fixar na boca da garrafa. Assim que o durepox secar, é só colocar a lâmpada e ligar na tomada.
Esse tipo de abajur também pode ser feito utilizando pisca-pisca de natal. O efeito fica bem interessante e a casa de estar renovada. Não gostou da dica do abajur de garrafa? Dê uma olhada no YouTube, tem uma infinidade de ideias, procure algo que reflita você, isso é o mais importante, sua casa precisa ter a sua cara!



2. Monte um móvel diferente
Compensados e paletes podem virar pequenos móveis – como mesas de centro e até mesmo criados mudos. Não são necessários muitos apetrechos. Basta um martelo, pregos, chaves de fenda e alguns parafusos para dar asas à imaginação. Ao término da montagem é possível pintar o novo móvel ou então aplicar papeis adesivos como, por exemplo o papel contact que pode esconder os pregos parafusos ou alguma imperfeição.
A vantagem de se construir um móvel é que essa peça será única e exclusiva sua, ou seja, ninguém mais terá algo igual ou parecido. No Instructables você encontra inúmeros tutoriais passo-a-passo para criar seus próprios móveis.
Você também pode fazer objetos pequenos, que fazem toda diferença na decoração, pequenas prateleiras por exemplo, coloque tudo que você gosta, que te remete há boas lembranças, coloque seus livros, pendure ganchos e coloque seus acessórios, colares e pulseiras por exemplo, além de facilitar a organização ainda decora, coloque fotografias e objetos que gosta, lembre-se de deixar em cada canto algo especial.



3. Faça pinturas inusitadas
Cansou da sua sala de estar? Enjoou da cor ou da disposição dos moveis? Fique calma, pintar pode ser a solução. Um pouco de tinta aliada a criatividade pode dar novos ares a sua sala de estar. Que tal pintar a porta ou então o batente? Pode-se pintar também um novo quadro para ser colocado no ambiente ou então porque não pintar o guarda roupa ou diretamente a parede? Pode-se mudar a cor, aplicar texturas, ou então até fazer um desenho único na parede modificando totalmente o cômodo.
Tinta e criatividade são combinações mágicas que alteram tudo por onde passam.



Certamente a decoração DIY veio para ficar e só ganha espaço a cada dia. É um tipo de decoração criativa, bonita e o mais importante: Barata. Dificilmente há quem não goste desse tipo de decoração.
Viu só? Decorar a casa pode ser divertido, simples, fácil e o mais importante: Precisa refletir quem você é, sabe aquele sentimento de gratidão quando você olha para algo bem feito e fica satisfeita? Quando conseguimos colocar nossa personalidade no ambiente, deixar memórias pelo caminho para nos lembrar dos momentos bonitos, é isso que importa!
Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.