
O vinho surgiu por volta de 7000 a.c. e 5000 a.c. e é um alimento tradicional em muitas culturas. Existe uma grande variedade de tipos de vinhos, devido a diversidade de uvas espalhadas pelo mundo.
O vinho aparece na bíblia, fazendo parte da história de Cristo em momentos especiais. Por essa razão, a bebida é um dos alimentos que simboliza o Natal e as festas Cristãs.
14 Benefícios do vinho para a saúde
Certamente você já ouviu falar sobre os benefícios do vinho tinto para o coração. Mais do que apenas saudável para o coração, o vinho tem um grande número de benefícios para saúde, muitos dos quais vêm de resveratrol.
Algumas plantas fabricam resveratrol na luta contra bactérias e fungos, para resistir a uma seca, ou deficiência de nutrientes. Frutas vermelhas e roxas como uvas, mirtilos, cranberries, amoras, amendoins e pistaches são fontes de resveratrol.
O resveratrol pode ser responsável pelo ingrediente milagroso dos benefícios do vinho. Isolando o resveratrol não ocorrem os mesmos benefícios, indicando que uma série de forças agem em conjunto para proteger o corpo.
Confira a seguir os benefícios do vinho, que vão muito além da saúde do coração.
1. Ajuda a viver mais
Na ilha Ikarios, a Zona Azul, recentemente foi descoberto que as pessoas vivem mais do que em qualquer outro lugar do mundo. O consumo diário de vinho é parte de um padrão alimentar que promove uma vida longa, também por consumirem menos alimentos de origem animal e mais alimentos de origem vegetal.
Entre os habitantes de Creta e da Sardenha o consumo de vinho tinto escuro, garante um melhor estilo de vida e anti-envelhecimento. Um estudo de 2007 sugere que procianidinas, compostos em taninos encontrados no vinho tinto, são capazes de promover a saúde cardiovascular. Vinhos em áreas do sudoeste da França e da Sardenha, onde as pessoas tendem a viver mais tempo, particularmente tem altas concentrações do composto.
Pesquisadores da Harvard Medical School, descobriram evidências de que o resveratrol é uma proteína que promove a saúde e longevidade. Resveratrol aumenta a atividade de SIRTUINAS, um grupo de genes que protege o organismo de doenças do envelhecimento.
2. Faz bem para memória
O resveratrol pode ajudar a aumentar a memória a curto prazo. Após os testes de apenas 30 minutos, foi descoberto que os participantes que receberam resveratrol tiveram um aumento significativo na retenção de palavras e mostraram um desempenho mais rápido na parte do cérebro associada com a formação de novas memórias, aprendizagem e emoções.
3. Reduz a acne
O resveratrol é capaz de inibir o crescimento de bactérias de acne, mais do que o peróxido de benzoíla. Porém, funciona ainda melhor quando combinado com ele. Anteriormente beber o antioxidante era a melhor maneira de tirar proveito de suas propriedades. A aplicação tópica de cremes caros não é tão eficaz quanto o consumo de antioxidantes ingeridos diretamente através do vinho, frutas e legumes.
4. Benefícios de academia
Você prefere beber vinho ou ir a academia? Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que resveratrol melhora a função cardíaca, cerebral e óssea da mesma forma que quando você vai para academia. Agora imagine os benefícios de ambos!
5. Diga adeus aos antidepressivos
Você sabe que o vinho ajuda a relaxar... mas e a depressão? Pesquisadores na Espanha descobriram que homens e mulheres que bebiam sete taças de vinho por semana eram menos propensos a serem diagnosticados com depressão. Mesmo com estilo de vida estressantes, o que poderia afetar os resultados, a redução do risco se manteve forte.
6. Reduz o risco de doença hepática
O consumo de vinho moderado pode reduzir a possibilidade de doença hepática gordurosa (não alcoólica). Consumidores de vinho em comparação com abstêmios, reduziram o risco de DHGNA a metade. Enquanto isso, consumidores de cerveja, ou licor possuem quatro vezes mais chances de ter DHGNA.
7. Bom para os olhos
Resveratrol impede o crescimento dos vasos sanguíneos fora de controle nos olhos, de acordo com Universidade de Medicina de Washington em St. Louis. Isto pode ajudar no tratamento de retinopatia diabética e degeneração macular relacionada com a idade.
Lembrando que estes estudos foram realizados em cobaias, de modo que a dose para seres humanos ainda não é clara. Mas isso é um bom começo.
8. Protege a boca e dentes das bactérias
Você sabia que beber vinho é uma maneira pouco conhecida para proteger os dentes das bactérias? Já mencionamos efeitos antimicrobianos de vinho sobre a pele. Saiba que ele também ajuda reduzir as bactérias em nossos dentes!
9. Previne vários tipos de câncer
Câncer de mama: As uvas vermelhas contidas no vinho, são os frutos mais capazes de suprimir a atividade da aromatase, a enzima de tumores da mama. Elas produzem seu próprio estrogênio, funcionando como um inibidor da aromatase. Note que você também pode comer apenas as uvas vermelhas, se preferir não beber vinho.
Câncer de cólon: Estudos mostram que o consumo moderado de vinho tinto pode reduzir o risco de cancro do cólon em 50%.
Câncer de próstata: Os homens que bebem uma média de quatro a sete copos de vinho tinto por semana, têm 52% menos chance de ter câncer de próstata em comparação com aqueles que não bebem vinho. Os médicos suspeitam que o vinho contêm antioxidantes poderosos, que podem equilibrar e estimular os hormônios masculinos da próstata.
10. Evita resfriados
Um estudo examinou 4.000 membros do corpo docente em cinco universidades da Espanha. Aqueles que bebiam vinho, tinham menos probabilidade de resfriados em comparação com aqueles que beberam cerveja, ou outras bebidas alcoólicas. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação e os sintomas de resfriados.
11. Reduz o colesterol
O resveratrol aumenta o LDL e HDL, o que significa que os vasos sanguíneos são menos susceptíveis de ser cobertos com a placa de gordura. A American Heart Association admite que o consumo moderado de álcool aumenta em cerca de 12% o HDL, ou colesterol bom.
12. Reduz risco de acidente vascular cerebral
O vinho pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral isquêmico. Na análise comparada com diferentes idades, sexos e grau de tabagismo, o consumo de vinho mensal, semanal ou diário, foi associado com um menor risco de acidente vascular cerebral em comparação a nenhuma ingestão de vinho. Os benefícios não são vistos em cerveja ou consumo de outra bebida alcoólica.
13. Regula os níveis de açúcar no sangue
O vinho tinto é rico em polifenóis. Os polifenóis presentes no vinho interagem com as células no desenvolvimento e armazenamento de gordura e na regulagem do açúcar no sangue. A quantidade de polifenóis em um pequeno copo de vinho tinto é o suficiente para regular um dos principais rivais da diabetes.
14. Diminui o risco de diabetes
Homens e mulheres que bebem vinho, têm um risco 30% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Isto pode ser devido o resveratrol, a sensibilidade à insulina demonstra ser melhorada. A resistência à insulina é o fator determinante mais importante para o risco de diabetes tipo 2.
Como escolher o vinho certo
O vinho certo depende do gosto de cada pessoa, que pode preferir seco, suave e ainda o doce. Além disso, você pode usar um aerador de vinhos para melhorar o sabor. O vinho certo é o vinho que é certo para você e depende também do acompanhamento e ocasião.
Porém os especialistas pedem para provar os vinhos sem adição de açúcar, são mais saudáveis e menos calóricos com aproximadamente 66kcal a cada 100ml. Para ajudar na escolha do vinho ideal, é preciso olhar bem o rótulo e prestar atenção na marca, ano, tipo da uva e safra.

Créditos: Guest post enviado por Rosi Feliciano e editado pela Tanamoda. As informações contidas no artigo são de responsabilidade da autora do mesmo.