Tanamoda - Blog de moda e beleza: Pesquisa avalia efeito do batom vermelho na autoestima feminina Tanamoda - Blog de moda e beleza: Pesquisa avalia efeito do batom vermelho na autoestima feminina

Pesquisa avalia efeito do batom vermelho na autoestima feminina


Batom Vermelho Natura Aquarela

Item clássico da maquiagem, o batom vermelho é considerado há anos um dos símbolos do poder feminino. Agora, uma pesquisa científica conduzida pela equipe de inovação da Natura demonstrou que o batom vermelho eleva a autoestima das mulheres.

"Me senti mais poderosa maquiada, principalmente depois que eu experimentei o batom". Depoimentos como esse sintetizam os resultados alcançados pelo estudo, realizado em São Paulo, com 31 mulheres de 25 a 41 anos e tons de pele heterogêneos. "Constatamos que o batom vermelho é capaz de aumentar a percepção de beleza, feminilidade, alegria e autoestima", afirma Daniel Gonzaga, diretor de desenvolvimento de produtos.


Perfil das participantes

Em comum, as mulheres que participaram da pesquisa gostam de se maquiar com frequência, mas não tinham o costume de usar batom vermelho. Cada uma delas estava acompanhada de uma amiga de sua confiança quando o assunto é beleza, que contribuiu com impressões durante a pesquisa.

"As sensações positivas eram potencializadas quando as amigas elogiavam a aparência das participantes com o batom usado na pesquisa", conta Gonzaga. "Foi possível comprovar que o batom empoderava essas mulheres a se relacionar com o mundo de uma forma mais confiante".


Etapas da pesquisa

As emoções das voluntárias foram avaliadas em três etapas: na primeira, estavam sem nenhuma maquiagem; na segunda, usavam apenas base para uniformizar a pele do rosto; por último, além da base, o Batom Matte FPS 10 Meu Vermelho da linha Natura Aquarela. Entre cada uma dessas fases, elas puderam se observar no espelho e fazer uma autoavaliação, respondendo a um questionário padrão. A amiga de cada uma das participantes também a avaliou em cada um desses momentos.

Todo o processo foi filmado e as imagens das voluntárias – sem maquiagem, com base e, por fim, com batom – foram avaliadas objetivamente por um software de análise de expressões faciais. "Com essa tecnologia, mapeamos as emoções positivas e suas intensidades ao longo da experiência da maquiagem", afirma Gonzaga.


Relato das participantes

As participantes relataram ter estabelecido uma nova relação com o batom vermelho. "Até então, muitas delas acreditavam que a maquiagem poderia deixá-las com aparência muito extravagante ou vulgar. Para elas, a experiência foi uma oportunidade para refletir sobre como se sentiam como mulheres e questionar alguns padrões sociais", pontua o diretor de desenvolvimento de Produtos da Natura.

#meuvermelho

A pesquisa realizada pela Natura embasa a terceira edição do movimento #meuvermelho, promovido pela empresa em janeiro de 2017. A campanha de marketing traz os nove batons vermelhos mais vendidos da Linha Aquarela, com os menores preços do ano e o novo Batom Matte FPS 10 Meu Vermelho, com embalagem exclusiva. "A linha Aquarela aproveita este momento para reforçar o convite para que cada mulher encontre um tom de vermelho para chamar de seu", diz Maria Paula Fonseca, diretora de cosmética da Natura.



OBS: Ao comprar os Batons Natura Aquarela com o selo #MeuVermelho utilize o cupom MEUVERMELHO e ganhe 25% OFF! (válido até 22/01/17)



(Bônus: Música Velha e Louca - Mallu Magalhães)

"Nem vem tirar
Meu riso frouxo com algum conselho
Que hoje eu passei batom vermelho,
Eu tenho tido a alegria como dom
Em cada canto eu vejo o lado bom".


Fonte: Conteúdo publicitário para CDNs - Rede Natura. Vídeo YouTube.


6 comentários:

  1. nice shade!

    Thank you for your lovely comment on my earlier post :D

    Maybe you’d like to check out my new post: Beige Overcoat

    Follow me on Google Plus

    Love
    Akanksha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camilla!

    Eu não uso batom vermelho diariamente, mas guardo pra ocasiões especiais... Acho muito bonito!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!

      Eu até uso, depende do meu humor rs.

      Abraço :)

      Excluir
  3. Faço parte dessas mulheres que se sentem mais poderosas com batom vermelho! Ao usar a tonalidade com certeza a minha autoestima aumenta!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço parte, pior que é verdade!

      Beijinhos...

      Excluir