Tanamoda - Blog de moda e beleza: Especial Outubro Rosa Tanamoda - Blog de moda e beleza: Especial Outubro Rosa




Especial Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do melanoma, correspondendo por cerca de 25% de novos casos da doença a cada ano. Dados do INCA.

No post de hoje, vamos contar como surgiu a campanha Outubro Rosa e falar sobre os principais fatores de risco para o câncer de mama. E é claro! Vamos relembrar como fazer o diagnóstico através do autoexame das mamas!

Como surgiu o Outubro Rosa


Fatores de risco para o câncer de mama


Gênero: Uma mulher possuí 200 vezes mais probabilidade de adquirir câncer de mama do que um homem, que representa apenas 1% dos casos da doença.

Genética: Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã), que tiveram a doença antes dos 50 anos pode ser mais vulneráveis. Cerca de 25% dos casos de câncer de mama são hereditários.

Idade: As alterações biológicas devido ao envelhecimento aumentam o risco da doença. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos são mais propensas a adquirir câncer de mama.

Condições do útero: Mulheres que tiveram menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos), ou menopausa tardia (última menstruação após 55 anos) são mais propensas a doença. Assim como, mulheres que nunca engravidaram, ou que tiveram filho após os 30 anos.

A vida sexual: Mulheres sexualmente ativas devem prestar atenção à vida sexual, e escolher métodos adequados de contracepção. Algumas estatísticas mostram que cerca de 40% dos casos de doenças da mama são induzidos por conta de aborto. Mulheres que abusam de contraceptivos também são mais propensas a doença.

Obesidade: Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que as mulheres que têm rápido ganho de peso após a idade de 18 anos enfrentam duas vezes mais risco de câncer de mama após a menopausa, em comparação com as mulheres que mantêm o padrão de peso por um longo tempo.

Segundo a especialista em emagrecimento saudável Rosi Feliciano a reeducação alimentar é o caminho durável para o controle do peso e boa saúde. Ao tentar emagrecer devemos buscar métodos naturais, com boa nutrição e que possam nos colocar no caminho da reeducação alimentar, como a dieta da proteína.

Como fazer o autoexame das mamas



Créditos: Guest post enviado pela Professora Rosi Feliciano do Blog da Rosi e editado pela Tanamoda.

5 comentários:

  1. Nossa que legal esse post, acho importante divulgar a campanha. Muitas coisas apreendi nesse post, achei legal sitar o alto exame.
    www.jusantiago.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por conscientizar a todos sobre o Outubro Rosa, que é um mês para que todos fiquem atentos ao câncer de mama e conheça mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Comente! Ficarei muito feliz com o seu comentário. Sempre respondo e retribuo todos assim que possível. Se não possuir nenhuma das contas listadas, basta comentar selecionando o modo Nome/URL ou Anônimo. Obrigada!